sexta-feira, abril 19, 2024

O Projeto Conhecer
O Projeto Conhecer nasceu diante da percepção de que toda cidade tem uma história para contar e que esta deveria ser divulgada de forma diferenciada das que atualmente são feitas como folders, lâminas, cartazes e guias que apenas repetem o mesmo texto e informações certificando a máxima: “Com as mesmas ações obtêm-se os mesmos resultados”.

O principal objetivo é que a continuidade deste projeto – e todo seu conteúdo – resgatem não apenas a memória, o sentimento e o orgulho de uma história, mas também um meio de aprendizado para futuras gerações.

O Projeto Conhecer não tem a pretensão de ser o catalisador de uma consciência histórica repentina e sim de ser mais uma força a se somar a tantas outras que se unem para formar uma consciência histórica em nossa região.

Toda região de Conselheiro Lafaiete reúne um fabuloso acervo histórico, artístico e natural. A localização estratégica continua fazendo da cidade um ponto privilegiado da história, negócio, turismo e ideais de Minas Gerais.

A beleza arquitetônica que acompanha o desenvolvimento da cidade, a tradicional e famosa comida mineira, os artistas locais com sua arte e musicalidade são bens que ao longo do tempo estão se perdendo na memória de quem aqui viveu e vive presenciando a todo o momento as mudanças; sendo gradualmente substituída por padrões que não refletem nossas reais necessidades.

Desenvolver projetos e ações nesse sentido é uma medida urgente, pois diante das oportunidades de crescimento turístico em outras cidades e regiões continuamos como passagem obrigatória e não parada obrigatória.

Nossa principal intenção é fornecer subsídios à participação da população na história de sua cidade. Inferir valores, culturas e tradições para que o conteúdo deste, resgate não apenas a memória, mas, o sentimento e o orgulho de sua história, sendo também um meio de aprendizado para futuras gerações, conscientizando os cidadãos sobre o papel fundamental de sua História na História.

“Um povo sem história é um povo sem memória”. Sem conhecimento do passado não há como planejar o futuro. (…)
“A preservação da memória é necessária para sabermos o quanto evoluímos e quanto ainda precisamos evoluir”.
Geraldo de Vitto