Home Curiosidades Carne de Lata: Sabor Tipicamente Mineiro

Carne de Lata: Sabor Tipicamente Mineiro

2679
0

Apreciada pela maioria da população mundial, a carne suína e seus derivados, tem ao longo dos tempos conquistado admiradores graças ao seu sabor peculiar e elevado valor nutricional.
Antes que os portugueses trouxessem o porco domestico para o Brasil, o prato favoritos dos indígenas já era o catutu, porco selvagem.
O gosto pela carne de porco vem de longe. Ela era, junto com a carne de carneiro e a de cabrito, a base alimentar dos camponeses romanos ,sendo que no primeiro século antes de Cristo. Na Roma dos imperadores ,era indicadas para os atletas, para fortalece-los.
O certo e que em toda a Europa a carne de porco sempre pertenceu a ricos e pobres.
Diz o ditado português:
“Porco de um ano, cabrito de um mês, e mulher ate os vinte e três.”.
Na Espanha comer carne de porco e mais que um costume e quase uma paixão. No Brasil, não precisou muito tempo para o porco se consagrar. A carne preferida do mineiro e porco. No interior o toucinho e muito usado, sem preconceitos. Diz o caipira que comida sem toucinho não da sustança, ele enriquece e dá sabor especial à comida, frita, em pedaços, produz deliciosos torresmos.
Um dos destaques da culinária mineira e a Carne de Lata. Utilizada quando ainda não havia meios de refrigeração a carne de porco ficava totalmente imersa na própria banha do porco durante longos períodos dentro das latas de querosene.
Dai o nome “Carne de Lata”
Apesar de conservada totalmente mergulhada na banha , quando preparada para consumo , se apresenta como uma carne seca de gorduras e de sabor bastante agradável.